terça-feira, 28 de dezembro de 2010

BRASÍLIA EM TELA - Reginaldo Marinho

Transcrição de mensagem recebida do engenheiro, inventor, fotógrafo e artista plástico, Reginaldo Marinho, autor entre outras obras, do livro VERDE QUE TE QUERO VER, Retratos de João Pessoa (Gráfica Moura Ramos, 2008):

A década de 80, em Brasília, marcou o fim da ditadura militar. As artes brotaram de todos os cantos com muita energia. As bandas de rock, a poesia, as festas nos apartamentos até o dia amanhecer... Nas artes plásticas, surgiu um fenômeno meteórico. Uma exposição de desenhos de Wagner Hermuche. Eram impactantes paisagens noturnas, sobre fundo negro, com luz, reflexos de cores sobre o asfalto molhado. A noite sintetizava a ditadura; a luz, as cores e a água emprestavam o significado à vida que ressurgia.

Depois de Hermuche, ninguém reproduziu, na pintura, a paisagem urbana de Brasília com tanto vigor. Agora, surge um artista paraibano, quase trinta anos depois, que transferiu para as telas o retrato mais emblemático da cidade que um dia eu amei intensamente. Assim é a obra atual de Denis Cavalcanti. Uma coleção de telas que transferem para o espaço bidimensional a arquitetura simbólica da capital brasileira, em exposição no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados.

Reginaldo Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário